
PSILÍTERA
OFICINA DE PSICANÁLISE E LITERATURA
Dizem que um autor deveria evitar qualquer contato com a psiquiatria e deixar aos médicos a descrição de estados patológicos. A verdade, porém, é que o escritor verdadeiramente criativo jamais obedece a essa injunção. A descrição da mente humana é, na realidade, seu campo mais legítimo; desde tempos imemoriais ele tem sido um precursor da ciência e portanto, também da psicologia científica (Freud, 1907 [1906], Gradiva).
Os Mitos do Individualismo Moderno:
2006-2011
No primeiro semestre de 2006, iniciamos um projeto baseado na obra de Ian Watt (1995), Myths of modern individualism, seguindo a trilha deixada por Horus Vital Brazil (1992) ao trazer a idéia de personagens permanentes – que por sua rica condensação nos falam de uma história que todos já sabem.
O primeiro semestre foi dedicado à leitura das três primeiras cartas. Ao início do segundo semestre, o tema da escrita ampliou-se com a leitura da carta de Kafka; adentramos o campo da literatura para não mais sairmos dele. O encontro com as obras literárias mostrou-se fértil, inspirador e sedutor o bastante para nos manter envolvidos, desde então.